Você já parou para pensar como seria a o nosso planeta com uma gravidade menor, como por exemplo Marte. Nesse artigos vamos explicar um pouco como seria essa história.
De acordo com o físico Odylio Aguiar, especialista em detecção de ondas gravitacionais da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os gases da alta atmosfera escapariam da gravidade da Terra e se espalhariam pelo Universo. Com isso a água entraria em ebulição a uma temperatura inferior a 100°C, . “Bastaria um clima ameno de 25°C para o mar ferver”, afirmou o físico.
Outro efeito seria que, a Lua, se desgarraria da Terra. Acabando por ser capturada pela órbita do Sol, aproximadamente à mesma distância que nos encontramos dele.
''A gravidade é a principal força, em escala macroscópica, que vai modelar física e geometricamente os seres vivos. Com a mesma gravidade de Marte, este planeta Terra hipotético poderia abrigar bichos e plantas bem maiores que os atuais'', afirma o astrônomo Othon Winter.