5 mutações genicas em animais

Algumas doenças malucas também ocorrem nos animais, algo como as mutações gênicas. Que vem dando novas "caras" aos animais, a turma da ciência preparou uma lista com 5 dessas doenças absurdas nos animais, confira...

5) Vênus - a gata quimérica: Uma das mais raras gatas do mundo, Vênus tem uma mutação gênica que tornou sua face dividida em duas cores totalmente diferentes, juntamente com seus olhos (um é verde e o outro é azul). Essa doença provavelmente é o quimerismo, fenômeno pelo qual dois embriões se ligam no útero originando um só ser. 

Vênus a gata com Quimerismo


4) Canguru albino: Os animais albinos da espécie dos Cinzentos Orientais são muito raros, no Parque Nacional Namadgi na Austrália foi possível contemplar a aparição de um exemplar albino desses cangurus. Embora raros e bonitos esses cangurus são alvo fácil para raposas e predadores, tendo ainda mais suscetibilidade a queimaduras solares e câncer de pele. 

Canguru albino


3) Veados brancos: Durante o período da Segunda Guerra Mundial, quilômetros da região do depósito de Seneca, nos Estados Unidos, foram inteiramente fechados com grades. Diversos veados brancos acabaram ficando dentro dos limites da divisão e se desenvolveram ali, tornando-se a maior população de animais mutantes que vivem em um único habitat.
Os veados brancos correspondem a 25% dos 800 veados que vivem dentro do limite do depósito, sendo que não formam uma espécie própria, porém são uma variação dos veados da região. Eles sofrem de leucismo, o que faz com que os pelos do corpo não possuam pigmentos, porém os olhos são castanhos, como dos outros veados – se eles fossem albinos, os olhos seriam vermelhos (como é o caso do canguru já listado). (Fonte: Megacurioso)

Veado albino



2) Tigre com melanismo: Os tigres que tem essa doença são fáceis de reconhecer na natureza, pois não são inteiramente pretos, suas listras são mais largas que o normal e ao invés do tom amarelado como é de costume elas são totalmente pretas e de coloração mais forte. Em relação a alguma eventual desvantagem que os tigres possam ter devido a doença é descartada qualquer possibilidade pois eles não tem alteração em suas capacidades, só na pelagem. Podendo assumir outros tipos de pelagem como azul.


Tigre com Melanismo



1) Lagosta Americada: Assim como o caso da gatinha Vênus, temos outro caso de quimerismo, agora com essa lagosta dos EUA, que foi encontrada dividida pela metade por tonalidades distintas. Crustáceos tendem a ser marrons e tomam forma mais alaranjada quando cozidos, então teoricamente essa lagosta está meio cozida? Creio que não é um caso ainda mais raro que o da gatinha, estimasse que gire em torno de 1 em 50 milhões a frequência de casos dessa doença em crustáceos. 

Lagosta com quimerismo