Em 1974 a palavra "surto" ganhou um novo significado para os americanos, quando houve um surto enorme de tornados no meio-oeste dos Estados Unidos. Em mais ou menos 15 horas 148 tornados atingiram 13 estados americanos, deixando um longo rastro de destruição. Depois que tudo isso acabou, o resultado esperado não podia ser nada mais nada menos que, milhares de pessoas feridas, centenas de mortes e um prejuízo avaliado em média meio bilhão de dólares.
Geralmente ao ouvirmos falar de surto lembramos de um surto de gripe qualquer, que não gera muitos transtornos, porém se esse "surto" está relacionado com fatores climáticos, pode-se esperar que o estrago será catastrófico! O primeiro tornado ocorrido no dia 3 de abril de 1974, tocou a terra por volta de 2:00 da manhã no estado da Geórgia. Dentro de horas outros tornados foram vistos, atravessando um enorme caminho, seguindo por Alabama e Mississippi para Michigan e Indiana.
Classificação dos Tornados:
Em quando a classificação dos tornados, desses 148, 88 foram classificados em F2 o que significa que a velocidade média do vento foi entre 178-217 quilômetros por hora. 6 desses se classificaram em F5, ou seja, sua velocidade média dos ventos superou a marca de 321 quilômetros por hora, só a titulo de curiosidade o tornado F5 é o mais perigoso na escala de Fujita, sendo muito raro a ocorrência, tão raro que em 1973 (ano anterior ao surto) dos 1.100 tornados que atingiram todo o ano no país, apenas 1 foi classificado como F5.
Relatos das Testemunhas: