Aqui, reunimos mitos e algumas informações que muito provavelmente você aprendeu, seja na escola ou em qualquer parte da vida que na verdade não são bem assim... Por exemplo, você sabia que a água não conduz eletricidade? Ou que ela tem sim, cor e sabor? E que seu ponto de ebulição não é exatamente 100°C? Leia esse artigo, e descubra a verdade sobre 10 coisas que você aprendeu e é mentira. Confira:
1-
As Centopeias têm 100 patas
Apesar do nome, até hoje não há nenhum registro que afirme que há alguma espécie desses animais com 100 patas exatas. São conhecidos animais que tem entre 15 e 191 pares, dependendo de sua espécie e tamanho.
2- A
água conduz eletricidade
A verdade é que a água em si, em sua forma destilada e mais pura, não conduz eletricidade, e sim seus sais e minerais dissolvidos. As moléculas de água por contra própria não contem carga, e devido a isso não podem fazer a troca de elétrons, o que torna a água incapaz de fazer a eletricidade ser conduzida.
3- O
Ponto de ebulição da água é a 100°C
O ponto de ebulição da água é sim a 100°C, porém, apenas no nível do mar. Quanto maior for a altitude, mais rápido ela entra em ebulição.
4- Os
touros se irritam com a cor vermelha
Este é um grande mito, formado a partir das touradas, onde o toureiro balança seu pano vermelho para atrair o animal. Na verdade os touros conseguem distinguir apenas tons de branco, preto e cinza. O que lhes atrai é o movimento ondulantes que o toureiro faz.
5- A
água não tem cor ou sabor
Novamente, essas características só se apresentam na água destilada e pura (sem sais e minérios). Na água por nós bebida e encontrada em toda parte, há uma combinação de íons que a fazem ter uma cor levemente azulada e um sabor refrescante e adocicada.
6- Existem
apenas três estados para a matéria
Você deve saber que a matéria é encontrada no universo no estado sólido, líquido e gasoso. Porém, também a alguns de nós é ensinado que há um quanto estado, o plasma. Além disso, estudos já revelaram até quinze estados físicos diferentes. No entanto, alguns deles só ao encontrados em situações extremas.
7- A
maior montanha do mundo é o Monte Everest
O Everest conta com sua grandiosa altitude de 8.848 metros acima do nível do mar. Porém, há um vulcão no oceano Pacífico (o Mauna Kea), próximo ao Hawaii que apesar de ter “apenas” 4.205 metros acima da superfície do mar, a sua maior parte fica submersa, cerca de 6 mil metros, o que apresenta 2 mil metros a mais que o Everest.
8- O
Saara é o maior deserto do mundo
Normalmente a palavra Deserto é associada à altas temperaturas, o que nos faz crer que o Saara é o maior do mundo. Porém, por definição do nosso querido dicionário Aurélio:
Deserto: Região que recebe anualmente precipitação de água inferior a 250 mm, ou, então em que a precipitação é maior, porém distribuída de forma heterogênea, do que resultam pobreza de vegetação e fraca densidade populacional. Por isso, o maior deserto do mundo se torna a Antártida, com seus 14 milhões de metros quadrados e precipitação anual de 5 mm Em comparação, o Saara possui área de 9,4 milhões de quilômetros quadrados e tem uma precipitação média anual de 127 mm.
9- Avestruzes
enterram a cabeça quando se sentem em perigo
É comum em histórias de quadrinhos, nos desenhos animados e nas histórias infantis, se dizer que a avestruz quando assustada enfia a cabeça no chão. Isso não é verdade. O que acontece na realidade, é que quando amedrontada, a avestruz, para proteger seus filhotes, agacha-se e estica o pescoço rente ao chão, numa tentativa de se esconder. Outro caso curioso ocorre quando a fêmea está no ninho. Ela pode esconder a cabeça na areia, evitando, assim, uma visibilidade maior à distância. Talvez assim, possamos explicar porque surgiu o mito de que a avestruz enterra a cabeça no chão quando ameaçada.
10- O
Dia tem 24 horas exatas