Um fato realmente curioso é a lenda dos unicórnios, animais mitológicos que possuem um chifre no meio da cabeça, geralmente sendo associado a cavalos, contudo estão presentes em quase todos os filmes de ficção. Contudo em 2008 a realidade sobre essa "lenda" mudou.
Numa reserva natural na Itália, foi flagrado um cervo com a característica principal de um unicórnio, o chifre. Este animal lembrava muito o unicórnio original, mítico.
![]() |
Unicórnio o cervo com chifres |
Para os pesquisadores o Unicórnio assim obviamente chamado o cervo, nasceu com uma mutação genética, por isso a presença deste único chifre, diferente de seu irmão que tem os dois chifres absolutamente normais. Mas o que certamente intriga é que este cervo tem a deposição do chifre no centro da cabeça, diferente dos outros cervos que tem essa anomalia, aonde a deposição do único chifre é nas laterais, como se estivesse apenas faltando o outro.
Acredita-se que a outros casos semelhantes a esses em outros animais (o cavalo por exemplo) ao longo dos séculos tenha contribuído para o crescimento da lenda sobre os unicórnios.
![]() |
Representação ilustrativa do que seria um unicórnio mitológico (sempre relacionados com cavalos) |