É certo que o homem é a única espécie a criar ferramentas e máquinas complexas para trabalhar em seu favor. Mas uma descoberta mostra que as engrenagens foram criadas pela natureza.
Uma espécie de inseto chamada Issus coleoptratus possui verdadeiras engrenagens em suas pernas, a engrenagem é usada para sincronizar as pernas na hora do salto, o inseto é o único descoberto até o momento.
“Essa é a primeira demonstração de engrenagens em qualquer ser vivo”, disse o pesquisador Malcolm Burrows, professor emérito de neurobiologia da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
Burrows fez um experimento com um inseto morto: Quando ele puxou uma de suas pernas, ambas se estenderam rapidamente. Assim, a mecânica do sistema esquelético pode sozinha sincronizar as pernas, disse ele.
As engrenagens são encontradas apenas em insetos jovens,elas são perdidas quando eles atingem a fase adulta.Os adultos usam o atrito entre as pernas para saltar ao invés das engrenagens.
Os adultos não perdem as engrenagens da noite para o dia, eles perdem aos poucos pois com o passar do tempo os dentes das engrenagens vão de perdendo e se gastando aos poucos. O modo como os dentes das engrenagens cai deve ser de modo natural pois se eles quebrarem a vida do inseto pode estar em risco disse Burrows.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur augue arcu, fringilla non pulvinar sit amet, tempus ut risus. Sed semper lacus eget neque imperdiet.