Um dos fatos que mais transtorna a vida de uma pessoa é com certeza a paralisa. Para quem não sabe essa doença resulta na perda dos movimentos das pernas, obrigando o paciente a se locomover sobre uma cadeira de rodas, mas para a sorte de muitos, já foi descoberta a cura para este mal!
O movimento do corpo é gerado por ondas que o cérebro envia a medula espinhal que serve como repassador desses estímulos, então quando ocorre uma lesão na medula, estes estímulos não chegam às regiões fazendo o paciente perder os movimentos, no caso da paraplegia a perca dos movimentos é apenas na parte das pernas, no entanto há casos mais graves como a tetraplegia que o paciente perde todos os movimentos abaixo do pescoço.
Um estudo chefiado por Claudia Angeli e realizado na University of Louisville’s trouxe resultados nunca vistos antes. Eles usaram estímulos elétricos vindos de fontes externas, que de certa forma reavivaram as áreas danificadas. O primeiro voluntário era um cara que se chamava Summers e possuía tetraplegia. Este homem não conseguia executar nenhum movimento, mas seu problema era ainda pior, pois não conseguia controlar sua bexiga nem ter relações sexuais.
![]() |
Claudia Angeli em uma de suas sessões |
Durante 7 meses a medula de Summers foi estimulada através de eletrodos, jogando quantidades específicas de cargas elétricas em regiões selecionadas. Ao final deste experimento ele conseguiu ficar de pé, controlar sua bexiga e sua função sexual estava plenamente normal.
![]() |
Pacientes de Claudia Angeli |
Não satisfeita com os resultados Claudia Angeli e seus pesquisadores, fazem novos testes em três paralíticos. Foi aí então que o resultado se mostrou ainda mais significativos. Quando acabaram os testes os paralíticos estavam de pé sobre uma esteira, ou seja, não eram mais paralíticos!
Possivelmente daqui uns anos, a paralisia e a tetraplegia serão doenças que não vai atormentar a vida das pessoas...