Curiosidades sobre a cama e o sono que você não sabe

Você já imaginou que as camas são um dos móveis mais estudados no mundo? Que 30% da sua disposição diária vem de uma boa noite de sono? Realmente é algo que nunca pensamos, mas a Turma da Ciência reuniu alguns fatos sobre as camas que você talvez não saiba. Confira uma breve lista:


3) Posições para se deitar: Como você dorme? Existem posições específicas para relaxar e ter uma boa noite de sono. Conforme a figura abaixo, a melhor posição para uma boa noite de sono é a de lado, com o pescoço alinhado à coluna, pernas ligeiramente flexionadas, de preferência com um travesseiro entre elas para dar sustentação e evitar muito peso na bacia. Os ombros também deverão ficar um pouco para frente ou para trás para não sobrecarregar o ombro que está do lado de baixo.



 

2) Cama que se arruma sozinha: Desde 2012 espanhóis já desenvolveram uma cama que se arruma sozinha, confira o vídeo abaixo:






1) Manter a cama desarrumada ajuda a saúde: Uma pesquisa da Universidade de Kingston, na Inglaterra, mostrou que manter a cama desarrumada é uma forma de acabar com os ácaros que vivem nela (choque-se: pode ter até um milhão e meio deles por lá). E isso ajuda a prevenir uma porção de alergias e problemas respiratórios.  Por quê? Os ácaros precisam de calor e umidade para sobreviver. E, segundo o cabeça do estudo, uma cama bagunçada tende a ser mais fria e seca do que uma cama arrumadinha, o que mata os bichos por desidratação.






E sobre o sono, há algumas coisas que você deve saber...


1) Pesquisas indicam que a própria casa é o cenário mais comum dos sonhos.


2) Pessoas não sonham se estão roncando.


3) Crianças pequenas não sonham com elas mesmas. Elas não aparecem em seus próprios sonhos antes dos 3 ou 4 anos.


4) Passamos um terço da vida dormindo.


5) Você está paralisado enquanto dorme:

A chamada paralisia do sono acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenômeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros. A mente ainda está a atravessar um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc. Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse, etc. Por vezes, podem indicar a existência de um outro problema maior, como, por exemplo, a narcolepsia.

Estima-se que até 60% da população mundial já tenha passado por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Em algumas culturas, isso significava pré-disposição ao xamanismo e contato com o mundo dos espíritos.



Não esqueça de curtir e clicar no botão "g + 1" aqui embaixo.