Conheça a nanotecnologia e as suas atuais aplicações na Medicina e na Informática

Cadeias de Carbono

Para entendermos um pouco das principais utilizações da nano- tecnologia, precisamos entender um pouco o que é essa nova "ciência" e como ela pode ser benéfica para nós seres humanos. A nanotecnologia é o estudo da manipulação da matéria, certamente em escala nanométrica (1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo de um metro). Os trabalhos são realizados em média nas variações de 1 a 100 nanômetros pelo menos em uma das dimensões. Portanto essa área embora nova se faz presente no mundo, recebendo novas tecnologias afim de aumentar cada vez mais o alcance, mas uma pergunta que certamente você se faz é o por que de tantas pesquisas nessa área, o que há de mais nessas novas tecnologias? 


Pois essa "ciência" que foi criada no japão vem demonstrando resultados muito promissores, em várias áreas como a medicina, engenharia, química, física, biologia, computação entre outras áreas. Esse estudo utiliza de microscópios altamente precisos, como os microscópios eletrônicos de varredura. O objetivo geral não é tentar manipular e controlar individualmente dos átomos e sim elaborar estruturas estáveis com eles.  Agora que você conhece um pouco sobre essa promissora ciência vamos as aplicações atuais da nanotecnologia na medicina e na informática


Atuais aplicações da Nanotecnologia

Na Informática: Hoje em dia se pode encontrar processadores de computadores com o tamanho médio de 45nm (obviamente o tamanho do processador não é em escala nanométrica, mas as peças que os constituem), eles são desenvolvidos para trabalhar em alta velocidade. Além de processadores grandes empresas como a NVIDIA e ATI vem desenvolvendo placas de vídeo, com tamanhos microscópios, se superando a cada novo modelo por serem menores e mais rápidos. Atualmente o ultimo modelo de placa gráfica da NVIDIA passou a marca de 55nm. Outro fato curioso ainda na área da computação é que se não fosse a nanotecnologia, controles de vídeo-games (os mais modernos) não seriam capazes de exercer suas funções tão perfeitamente, incluindo componentes nanométricos na sua composição interna.  Já a Intel lançou um processador (o menor atualmente existente) no tamanho de 32nm, mas tendo um projeto para um outro com o tamanho de 22nm. 


Nova linha de nano-processadores da Intel


Na Medicina: O uso da nanotecnologia na medicina é com certeza uma das área mais promissoras no ramo do controle de doenças que hoje são aparentemente incuráveis. Contudo atualmente ela já atua de certa forma na medicina com aparelhos que servem para diagnosticar doenças que com exames comuns não seria possível. A fabricação de remédios também é algo que vem fazendo a nanotecnologia trabalhar, pois lidar com componentes tão pequenos e concentrados é algo realmente complicado. O fato é que a nanotecnologia está atuando no aumento da eficácia dos remédios e reduzindo efeitos colaterais. Ainda nesta área, pesquisadores da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, desenvolveram um material sintético, flexível, sensível ao toque e capaz de se regenerar rapidamente a temperatura ambiente, esse novo material irá revolucionar o mundo das próteses, quando for lançado. 


Pele sintética desenvolvida com nanotecnologia por pesquisadores dos Estados Unidos


Outros usos da nanotecnologia em objetos comuns ao nosso meio

Creme dental

Efeito da nanotecnologia: reconstitui o esmalte, o que aumenta a proteção do dente.

Como funciona: Durante a escovação, cristais em escala nano, adicionados à pasta, aderem aos dentes e ajudam na reposição do esmalte – cujas irregularidades são bastante frequentes, mas pouco visíveis. Daí a maior proteção. A propaganda também sugere que os dentes ficam mais limpos, uma vez que a pasta elimina algo como 650 tipos de germe. Mas é o que faz qualquer outro creme dentalDiferença no rótulo: menção à hidroxiapatita (um tipo de mineral) e a nano-cristais de prata.
Impacto no preço: custa até quatro vezes mais. São cremes dentais importados do Japão e da Coréia do Sul.


Cremes hidratantes e antienvelhecimento

Efeito da nanotecnologia: contribui para que o creme chegue às camadas mais profundas da pele, sem que perca suas propriedades pelo caminho.
Como funciona: Os princípios ativos dos cosméticos são transformados em nanopartículas e é justamente essa escala que facilita sua travessia das camadas mais superficiais para as mais profundas da pele. Constituídos de moléculas relativamente grandes, muitos cremes comuns não conseguem chegar lá ou, mesmo quando atingem esse ponto, não o fazem em concentração suficiente para proporcionar o efeito completo.
Diferença no rótulo: referência à nanotecnologia.Impacto no preço: os cremes custam até duas vezes mais.



Brinquedos

Efeito da nanotecnologia: torna-os mais resistentes e imunes à proliferação de germes.
Como funciona: Durante a fabricação de algumas das matérias-primas dos brinquedos, como plástico ou borracha, adicionam-se nano-partículas de argila. São elas que aumentam a elasticidade do material, o que o torna cerca de 25% mais resistente. Outro avanço se deve à presença de nano-partículas de prata. Elas ajudam a repelir os germes que proliferam nos brinquedos
Diferença no rótulo: "produto resistente à ação de germes" ou "inquebrável"
Impacto no preço: saem 20% mais caro do que brinquedos que prescindem de nanotecnologia.

Roupas

Efeito da nanotecnologia: acrescenta funções aos tecidos. Eles podem se tornar bacteriostáticos, repelentes a insetos ou impermeáveis.Como funciona: As nano-partículas são adicionadas às fibras durante a fabricação do tecido. Nessas partículas ficam as substâncias encarregadas das diferentes propriedades. Elas proporcionam o efeito esperado, mas desaparecem depois de até cinquenta lavagens
Diferença no rótulo: "ação bacteriostática" ou "íons de prata"Impacto no preço: as roupas ficam, em média, 30% mais caras.


Confira o lista de alguns vídeos sobre o assunto, para a complementação do tema.