Confira os 10 filmes mais Polêmicos da história

Nem todos os filmes são facilmente liberados, alguns cercam a realidade da época (estupros, violência, etc) ou de épocas passadas, e o governo interveem proibindo-os de serem transmitidos. A Turma da Ciência trouxe uma lista com os 10 filmes mais polêmicos da história, confira: 


1) O Exorcista (1973) – Direção: William Friedkin:  O exorcista foi proibido em muitas cidades do mundo, por ser terrivelmente assustador, paramédicos foram chamados nas exibições deste filme nos cinemas, por que alguns dos telespectadores desmaiaram durante o filme. No Reino Unido, O Exorcista não estava disponível até 1990, quando passou pela  British Board of Film Censura (BBFC), com uma classificação de 18 anos. A parte mais chocante é quando Regan (Linda Blair) começa a se masturbar com um crucifixo. 



2) Laranja Mecânica (1971) – Direção: Stanley Kubrick: Este filme foi censurado e banido de diversos países como,  Irlanda, Malásia, Cingapura, Argentina, Brasil, Chile e Coreia do Sul, entre outros.  O curioso é que o próprio diretor do filme Kubrick pediu para que ele fosse retirado do ar na Inglaterra, pois sua família estava sendo ameaçada de morte. O momento mais "crítico" do filme foi  a exagerada, caricata cena de estupro – em que Alex (Malcolm McDowell) bate em uma mulher ao som de Singin ‘In The Rain.  



3)  Triunfo da Vontade (1935) – Direção: Leni Riefenstahl:  O filme foi extremamente na Alemanha, por que enfatizava o discurso de Hitler para seu exército e é esse justamente a parte que mais chocou o público, o desfile de março.



4)  Centopeia Humana 2  (2011) – Direção: Tom Six: O filme foi banido no Reino Unido, por ser chocante demais aos espectadores, contudo após uma revisão de 32 cortes ele foi posto no ar novamente sobre uma classificação de maiores de 18 anos. O ápice do filme foi o estupro com arame farpado. 




5)  A Serbian Film (2010) – Direção: Srđan Spasojević:  Este filme foi banido da Espanha por ser considerado abusivo nas questões sexuais, já no Reino Unido foi liberado sobre a exigência de 49 cortes.  Na Alemanha, o laboratório que fez as cópias da película destruiu tudo após ver o conteúdo. Além disso, o diretor foi processado por exibição de pornografia infantil após uma denúncia de uma organização católica. O filme também foi proibido no Brasil por um tempo. O momento mais polêmico foi o estupro do recém nascido. 


6)  Irreversível (2002) – Direção: Gaspar Noé: O filme foi muito recebido com indignação, tirando as pessoas do cinema quando o filme foi exibido no Festival de Cannes. O estupro prolongado de Monica Belluci foi o momento mais polêmico.



7) Salò ou os 120 dias de Sodoma (1975) – Direção: Pier Paolo Pasolini:  Este filme foi proibido em diversos países, sendo liberado na íntegra anos mais tarde. Os prisioneiros dos fascistas foram obrigados a comer um banquete de fezes no filme, isso chocou o público.



8) O Nascimento de uma Nação (1915) – Direção: D. W. Griffith: Protestos da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) foram citados sobre o filme, Griffith respondeu as críticas com seu mais novo e ambicioso "Intolerância" (1916).  O momento mais polêmico foi no final, onde os soldados do norte e do sul unem suas forças contra os negros (atores brancos com o rosto pintado), supostamente o inimigo “real” do progresso americano. Sendo assim, o Ku Klux Klan como salvador da nação.




9) Cannibal Holocaust (1980) – Direção: Ruggero Deodato: Cannibal Holocaust é um filme apelativo conhecido pela controvérsia e polêmica que causou logo após sua estreia. Depois de estrear na Itália, o filme foi apreendido por um magistrado local, e Ruggero Deodato foi preso por acusações de obscenidade. Mais tarde ele foi acusado de ter feito um filme snuff, devido aos rumores que afirmavam que certos atores foram realmente mortos. Apesar de Deodato ter sido posteriormente inocentado dessas acusações, o filme foi proibido na Itália, Reino Unido, Austrália e em vários outros países devido à sua representação gráfica de gore, violência sexual e a inclusão de seis mortes reais de animais. Muitos países já revogaram a proibição, mas o filme ainda é barrado em várias nações. A mulher empalada deixou todos com receio.



10) O Último Tango em Paris (1972) – Direção: Bernardo Bertolucci: Na Itália, o filme foi lançado apenas em dezembro de 1975, mas uma semana depois a polícia confiscou todas as cópias por ordem da Justiça e Bernardo Bertolucci foi processado por obscenidade.  Bertolucci teve várias condenações, apenas em 1987, quinze anos após seu lançamento original, com a entrada em vigor de uma nova lei de costumes, Tango pôde finalmente ser exibido integralmente na Itália. O momento que Paul usa manteiga como lubrificante para o sexo anal é o mais polêmico.