Cientistas da Universidade de Cambridge acreditam ter encontrado um tratamento que poderia erradicar a doença em apenas uma semana.
O câncer de pâncreas tem poucos sintomas em seus estágios iniciais e por isso normalmente só é diagnosticado uma vez que é demasiado avançado para ser tratado de forma eficaz. E isso resulta em um dos prognósticos mais pobres de qualquer tipo de câncer.
Os cientistas descobriram finalmente que em volta do câncer há uma camada protetora composta por proteína, também chamada de "cancro", essa camada isolada o tumor impedindo o organismo de se defender.
Agora pesquisadores do Instituto de Cambridge Cancer Research finalmente descobriram o que poderia levar a uma cura. Um novo medicamento chamado AMD3100, também conhecida como Plerixafor, pode ser usado para bloquear a formação da proteína e quebrar a barreira de cancro. Assim as "células T", responsáveis por combater o tumor, são capazes de romper e combater o tumor.
Os pesquisadores testaram a droga primeiramente em ratos, mas agora estão prestes a testar em humanos (com uma cura potencialmente disponíveis dentro dos próximos dez anos).
"A descoberta pode ser o primeiro passo para a cura dos outros tipos de câncer" afirma Dr. Douglas Fearon do instituto de pesquisa de Cambridge.
E isso não é restrito apenas para o câncer de pâncreas , mas seria eficaz em muitas formas , incluindo ovário e câncer de pulmão , porque elas reagem de forma semelhante. Isso poderia curar o câncer e salvar todas aquelas vidas perdidas a cada ano para a doença. Os ensaios clínicos estão prevista para acontecer em seis meses no Hospital de Addenbrooke , em Cambridge.
![]() |
A doença foi a causadora da morte de Steve Jobs CEO da Apple. |