Conheça a triste história de Laika, o primeiro animal a entrar em órbita





Laika era uma andarilha, ela foi capturada das ruas de Moscou pelas autoridades soviéticas e promovida a cosmonauta. Ela foi a escolhida entre 38 cães de portes pequenos, por seu temperamento calmo, sua obediência e por sua inteligência durante o treinamento.

O Dr.Vladimir Yazdovsky, um médico que trabalhou com cães espaciais da Rússia, a levou para casa para brincar com seus filhos na noite anterior em que ela foi colocada na cápsula.

Ela entrou para a história quando no dia 3 de Novembro de 1957, foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Eles providenciaram oxigênio suficiente para ela viver por 10 dias. Moscou afirmava ao mundo que em poucos dias Laika retornaria numa cápsula espacial ou em um para-quedas. Mas apesar do que era divulgado, Moscou sabia, desde o início, que Laika não retornaria com vida de sua missão, pois o Sputnik 2 não possuía tecnologia para regressar à Terra.


Era uma viagem só de ida.


Laika em testes na pequena cabine que a levaria para o espaço.
Morte:

Laika morreu entre cinco e 7 horas após a decolagem, sensores médicos inseridos no corpo de Laika mostraram que seus batimentos chegaram ao triplo do normal. A causa de sua morte provavelmente foi uma combinação de estresse sofrido pelo superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Depois de algumas horas do lançamento, os soviéticos não receberam mais nenhum sinal de vida de Laika. O Sputnik 2 deu 2.570 voltas ao redor da Terra, carregando os restos mortais de Laika até se desintegrar na reentrada da atmosfera.




Homenagem
Até hoje a história de Laika comove pessoas, tanto que a pequena cadela foi homenageada em diversos países, como uma verdadeira heroína. Selos com sua imagem foram lançados em vários países e em Moscou há um monumento em sua homenagem. Todos os especialistas concordam que Laika, contribuiu para a conquista do espaço e que sem essa simpática cadelinha, a corrida espacial nunca teria sido a mesma.

Laika morreu em prol da exploração espacial.
Selo postal na Romênia em homenagem a Laika.

Laika estampando uma embalagem de cigarros na URSS.



Monumentos erguidos em homenagem a Laika na atual Rússia.
Laika sendo preparada por um dos cientistas da extinta União Soviética.

Modelo do Sputnik 2, a nave espacial de Laika.