O passado nos nossos próprios olhos

A maioria de todos nós gostaríamos de um dia ver o passado. Mas isso é realmente possível, bastando olhar para o céu.


Isso porque a maioria das estrelas está tão longe que sua luz leva centenas, milhares, milhões e até bilhões de quilômetros para chegar até nós. Portanto, ao apontar para os confins do Universo o Telescópio Espacial Hubble vê uma luz que está viajando a bilhões de anos. A luz de Betelgeuse viaja desde que Colombo descobriu a América, há 500 anos. Até a luz do nosso próprio Sol leva 8 minutos para chegar até nós.

Portanto, ao você olhar para o céu, você pode está recebendo uma luz que foi emitida pela estrela na época que quando nós humanos ainda começávamos a cultivar o solo. Pode parecer estranho, mas quando olhamos para as estrelas, estamos vendo o passado delas. Se a estrela que você estiver olhando estiver bem longe, bem longe mesmo, ela pode até nem mais existir.

Ano- luz

A medida ‘’Ano-luz’’ geralmente é usada para mensurar distâncias de estrelas e outras distâncias na escala intergalácticas. Um ano-luz é uma medida de comprimento, que corresponde a distância que a luz percorre durante um ano no vácuo. No entanto, mesmo sendo medida para tempo, anos-luz são métodos de medidas para distâncias, mas que também acaba valendo para tempo.